Como escolher o sistema de rega?

Rega

Como escolher o sistema de rega?

Para garantir um jardim ou horta bonitos é fundamental ter um bom sistema de rega, principalmente no Verão em que as plantas atingem o pico das suas necessidades hídricas.

Um sistema de rega planeado de forma a suprir as necessidades de cada zona do seu jardim e as necessidades das plantas é fundamental para que o seu jardim mantenha a função estética desejada. 

PLANEAR UM SISTEMA DE REGA

Assegure-se que o seu jardim/horta está organizado de acordo com as necessidades hídricas de cada planta e à superfície e configuração do terreno garantindo assim que estas irão receber água na quantidade certa. Assim vai conseguir um jardim mais bonito e eficiente em custos de manutenção.

ESCOLHER O SISTEMA DE REGA

Rega por macro irrigação ou aspersão – A água é distribuída com o efeito de “chuva”, o que permite uma rega uniforme e regular em toda a superfície. A rega por aspersão pode ser efectuada com recurso a dois sistemas:

  • Aspersores: Indicados para superfícies de média a grande dimensão, os aspersores são emissores rotativos que funcionam a média pressão e conseguem alcançar uma distância entre 6 a 25 metros.
  • Pulverizadores: Ideais para regar pequenas áreas, os pulverizadores são emissores que funcionam a baixa pressão e possuem um raio de alcance reduzido – entre 1.5 a 5.5 metros

Gota a Gota - A rega é feita em pontos do solo através de gotejadores de baixa pressão idealmente localizados junto a cada planta, que distribuem a água sob a forma de gota.